𝐹𝑖𝑙𝑜𝑠𝑜𝑓𝑖𝑎, 𝑇𝑒𝑜𝑙𝑜𝑔𝑖𝑎 𝑒 𝐶𝑢𝑙𝑡𝑢𝑟𝑎 𝑒𝑚 𝐺𝑒𝑟𝑎𝑙!

sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

MARIA É A NOVA ARCA DA ALIANÇA!




“O livro do Apocalipse diz que o céu se abriu e apareceu a Arca da Aliança (cf. Ap 11, 19). Para o povo de Israel, a Arca de Aliança era onde se conservava o que possuía de mais sagrado: as tábuas da lei, com a Palavra de Deus dirigida a Moisés (cf. Ex 25, 10-22).
Onde a Arca entrava, o povo vencia as batalhas. Inclusive as águas do Jordão baixaram para o povo de Israel passar com a Arca (cf. Js 3, 7-17). Em certo momento, porém, a Arca da Aliança foi escondida e nunca mais foi encontrada (2 Cr 35, 3). Porém, um mistério vai sendo revelado:
— No Antigo Testamento, Davi parte às pressas, com a Arca da Aliança, para a Judeia (cf.2Sm 6,2); no Novo Testamento, a Virgem Maria parte às pressas para a Judeia para visitar sua prima (cf. Lc 1, 39).
— No Antigo Testamento, a Arca da Aliança permanece três meses na casa de um homem chamado Obed-Edon (cf. 2 Sm 6, 11); no Novo Testamento, a Virgem Maria permanece três meses na casa de Santa Isabel (cf. Lc 1, 56).
— No Antigo Testamento, Davi pula de alegria diante da Arca de Aliança (2 Sm 6, 16); no Novo Testamento, São João Batista pula no ventre de Santa Isabel diante da Virgem Maria (cf. Lc 1, 41).
— No Antigo Testamento, a Arca da Aliança porta no seu interior a Palavra de Deus escrita nas tábuas; no Novo Testamento, a Virgem Maria porta no seu Ventre a Palavra de Deus que se fez Carne (cf. Jo 1, 14).
A Arca da Nova Aliança aparece no céu (cf. Ap 11, 19), e é uma Mulher Vestida de Sol, com a lua debaixo dos seus pés e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas, gerando no seu Ventre o Rei que regerá as nações (cf. Ap 12, 1-5). Batalhava contra o dragão, a antiga serpente que teria a sua cabeça esmagada pela descendência da Mulher (cf. Ap 12, 3.9; Gn 3, 15). Assunta ao Céu em Corpo e Alma, a Arca da Nova Aliança é coroada não pelos homens, mas pelo próprio Deus, como Rainha do céu e da terra.
(Por Pe. Padre Francisco Amaral, via Todo de Maria)”


                 Deveria ser o óbvio dizer isso; mas é necessário nos lembrar do quanto o nome Maria é importante não somente para a Igreja Católica, mas para todos aqueles que vivenciam a cultura ocidental. Até mesmo um ateu, vivencia a ética judaico-cristã sem nem mesmo saber. Nos últimos tempos, como já era de se esperar o desrespeito à fé das pessoas só aumenta. Com efeito, em um mundo secularizado, infelizmente não dá para esperar o contrário. Contudo, assistir pessoas que se dizem inclusive “CATÓLICAS” usando o nome da mãe do Nosso Senhor Jesus Cristo com propósitos pejorativos, seja lá qual for a motivação, é terra arrasada na minha visão. Maria não é uma deusa; é a mãe de Deus. Antes de você, torcedor de clube de futebol; falar o nome dela, mesmo como brincadeira, reflita; se você for católico é claro, lembre-se que você não estaria ofendendo o torcedor da torcida adversária; mas sim ao próprio Deus. Saiba que,  para o católico, não é possível dissociar o nome de Maria ao do que realmente é, dando outra conotação de propósito, ou seja lá qual for a sua motivação! Maria é Maria.


“Os cristãos sempre proclamaram que há um só Jesus e não dois. Que o Jesus verdadeiro Deus e o Jesus verdadeiro homem é o único Jesus, nosso Redentor, nosso Salvador, a segunda pessoa da Santíssima Trindade. O Papa emérito Bento XVI proclamou numa fórmula belíssima essa verdade, ao afirmar que Jesus é o rosto humano de Deus e o rosto divino do homem.
É por esse motivo que nós invocamos Nossa Senhora, dizendo: Santa Maria, Mãe de Deus!
“Como isso é possível?”, você deve estar se perguntando. Como é possível que a criatura seja mãe do Criador? Pois é, a própria Nossa Senhora, diante do impossível que lhe pareceu ser mãe sem a colaboração de um homem, sendo virgem, ouviu do anjo que lhe dava esta missão a resposta: “O que é impossível para o homem é possível para Deus”.
É por essa e por muitas outras razões que nós, católicos, aprendemos a amar e a venerar Maria, a Mãe de Deus, que, por sinal, é nossa mãe também, porque sendo Mãe de Cristo, a cabeça da Igreja, é mãe também dos membros desta Igreja que somos todos nós.
Então, minha irmã, para concluir, está certíssima a Igreja quando nos convida a invocar Maria como Mãe de Deus e não Mãe de Jesus. Com isso, proclamamos mais uma vez que Jesus é, ao mesmo tempo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem.” (pe. Cido Pereira)




Santa Maria, rogai por nós.
Santa Mãe de Deus, rogai por nós.
Santa Virgem das Virgens, rogai por nós.

Mãe de Jesus Cristo, rogai por nós.
Mãe da divina graça, rogai por nós.
Mãe puríssima, rogai por nós.
Mãe castíssima, rogai por nós.
Mãe imaculada, rogai por nós.
Mãe intacta, rogai por nós.
Mãe amável, rogai por nós.
Mãe admirável, rogai por nós.
Mãe do bom conselho, rogai por nós.
Mãe do Criador, rogai por nós.
Mãe do Salvador, rogai por nós.
Mãe da Igreja, rogai por nós.

Virgem prudentíssima, rogai por nós.
Virgem venerável, rogai por nós.
Virgem louvável, rogai por nós.
Virgem poderosa, rogai por nós.
Virgem clemente, rogai por nós.
Virgem fiel, rogai por nós.

Espelho de justiça, rogai por nós.
Sede de sabedoria, rogai por nós.
Causa da nossa alegria, rogai por nós.
Vaso espiritual, rogai por nós.
Vaso honorífico, rogai por nós.
Vaso insigne de devoção, rogai por nós.
Rosa mística, rogai por nós.
Torre de David, rogai por nós.
Torre de marfim, rogai por nós.
Casa de ouro, rogai por nós.
Arca da aliança, rogai por nós.
Porta do céu, rogai por nós.
Estrela da manhã, rogai por nós.
Saúde dos enfermos, rogai por nós.
Refúgio dos pecadores, rogai por nós.
Consoladora dos aflitos, rogai por nós.
Auxílio dos cristãos, rogai por nós.

Rainha dos anjos, rogai por nós.
Rainha dos patriarcas, rogai por nós.
Rainha dos profetas, rogai por nós.
Rainha dos apóstolos, rogai por nós.
Rainha dos mártires, rogai por nós.
Rainha dos confessores, rogai por nós.
Rainha das virgens, rogai por nós.
Rainha de todos os santos, rogai por nós.
Rainha concebida sem pecado original, rogai por nós.
Rainha elevada ao céu em corpo e alma, rogai por nós.
Rainha do sacratíssimo Rosário, rogai por nós.
Rainha da paz, rogai por nós.



Quem é a “Arca da Nova Aliança”? disponível em: < https://pt.aleteia.org/2017/09/20/quem-e-a-arca-da-nova-alianca/ > Acesso em: 13/12/19.


Padre responde: “Santa Maria, ‘Mãe de Deus’: o correto não seria ‘Mãe de Jesus'”?

 disponível em: < https://pt.aleteia.org/2019/12/06/padre-responde-santa-maria-mae-de-deus-o-correto-nao-seria-mae-de-jesus/ > Acesso em: 13/12/19.







Post anterior
Próximo post

0 comments: