𝐹𝑖𝑙𝑜𝑠𝑜𝑓𝑖𝑎, 𝑇𝑒𝑜𝑙𝑜𝑔𝑖𝑎 𝑒 𝐶𝑢𝑙𝑡𝑢𝑟𝑎 𝑒𝑚 𝐺𝑒𝑟𝑎𝑙!

domingo, 19 de novembro de 2017

QUERIGMA - SÃO SEBASTIÃO – PARTE 4



...O Amor de DEUS por vós é tão grande... Ele deseja fazer em vós o Seu Céu, o Seu Paraíso, onde Ele pode enfim; pode descansar em vós, comprazer-se em vós, encontrar suas delícias em vós! É nas vossas almas que Ele quer habitar, mas só poderá fazê-lo se vós vos entregardes completamente a Ele sem reservas, amando-o com todas as vossas forças! O Amor... Busca amar a DEUS o mais que pode e não se contenta em dar a DEUS menos que tudo, não se contenta em fazer por DEUS menos que tudo... O Amor... só quer ser amado e correspondido! Este DEUS que vos amou primeiro, que vos amou antes que vós viésseis a amá-lo, este DEUS que vos criou do nada, só pede o vosso amor total! Nosso Senhor JESUS CRISTO, que deu a Sua vida por vós, quando vós ainda estáveis no pecado, quando vós ainda éreis escravos do demônio pelo pecado...
...Há muito tempo atrás houve em Portugal um ano de grande fome e peste, que também atingiu os habitantes do “Couto Dornelas”. Foram tantos os mortos que a população aflita implorou a São Sebastião para que os protegesse de tal flagelo.
Se a doença se afastasse, se os doentes melhorassem e os animais escapassem, prometiam realizar anualmente a 20 de Janeiro, uma festa onde não faltasse pão e carne para quantos a ela comparecessem. Tendo, entretanto a tradição sido esquecida, deixou-se assim a festa de realizar até que no ano de 1809 (ano em que Napoleão, Imperador da França, mandou invadir pela segunda vez Portugalas tropas entraram por Chaves a caminho do Porto, passando pelas terras do “Couto Dornelas”.
A má fama dos invasores já se tinha espalhado por nossas gentes, que aterrorizados pela iminente invasão e suas conseqüências, saíram à rua com a imagem de São Sebastião renovando seus votos prometidos no passado longínquo buscando assim sua proteção.
        Se os invasores não entrarem em “Dornelas” faremos todos os anos no dia 20 de Janeiro, uma festa em tua honra onde não faltará comida a toda a gente que a ela vier. Diz a lenda, sem qualquer aviso, caiu tal névoa à volta de “Couto Dornelas” que obrigou os franceses a desviarem-se do seu caminho deixando em paz estas gentes. Lenda ou não, a verdade é que se tem mantido a tradição e todos os anos a 20 de Janeiro os habitantes do “Couto Dornelas” renovam a promessa.

São Sebastião, rogai por nós!

Breviário. Disponível em: < https://rezairezairezai.blogspot.com.br/2012/01/milagres-de-sao-sebastiao.html > Acesso em: 19/11/17.





Post anterior
Próximo post

0 comments: