𝐹𝑖𝑙𝑜𝑠𝑜𝑓𝑖𝑎, 𝑇𝑒𝑜𝑙𝑜𝑔𝑖𝑎 𝑒 𝐶𝑢𝑙𝑡𝑢𝑟𝑎 𝑒𝑚 𝐺𝑒𝑟𝑎𝑙!

domingo, 15 de janeiro de 2017

VIRTUDES CARDEAIS


Virtudes Cardeais são perfeições habituais e estáveis da inteligência e da vontade, que regulam os nossos atos, ordenam as nossas paixões e orientam a nossa conduta em conformidade com a razão e a fé. Adquiridas e fortalecidas por meio de atos moralmente bons e repetidos, são purificadas e elevadas pela Divina Graça. (Catecismo da Igreja Católica - CIC § 1804, 1810-1811, 1834, 1839). As Virtudes Cardeais, conhecidas também como "Virtudes Humanas ou Morais", são quatro. A citarmos: PrudênciaJustiçaFortaleza e Temperança.


·   PRUDÊNCIA: A Prudência dispõe a razão a discernir, em cada circunstância, o nosso verdadeiro bem e a escolher os meios adequados para o pôr em prática. Ela guia as outras virtudes, indicando-lhes regra e medida (CIC, § 1806, 1835 e cf. 1 Pd 4, 7).


·    JUSTIÇA: A Justiça consiste na vontade constante e firme de dar aos outros o que lhes é devido. A justiça para com Deus é chamada de "virtude de religião" (CIC, § 1807, 1836 e cf. Lv 19, 15; Cl 4, 1).


·     FORTALEZA: A Fortaleza assegura a firmeza nas dificuldades e a constância na procura do bem, chegando até a capacidade do eventual sacrifício da própria vida por uma causa justa(CIC, § 1808, 1837 e cf. Sl 118, 4; Jo 16, 33).


·   TEMPERANÇA: A Temperança modera a sedução dos prazeres, garante o domínio da vontade sobre os instintos e dá capacidade de equilíbrio no uso dos bens criados (CIC, § 1809, 1838 e cf. Eclo 5, 2).
1 -  Com efeito, pergunta-se: Você conhecia as quatro Virtudes Cardeais?
   2 -  Na sua concepção, você considera que  as Virtudes Cardeais podem ser referência para que                      possamos ser pessoas melhores? 
3 - Você concorda que as Virtudes Cardeais associadas às Teologais ( Fé, Esperança e               Caridade), dão subsídio para que o cristão pratique sua Fé de forma prática?
4 - As Virtudes Cardeais são aplicáveis nos dias de hoje?
5 - Você acredita que uma pessoa, pode experimentar sua Fé independente dos conceitos                        supracitados?
                  
         Para tudo na vida, o conhecimento é importante. Nunca desconsidere os ensinamentos deixados pelo próprio Deus. Todavia, baseados nos mesmos, é preciso uma conjunção entre conhecimento, prática e Fé, mesmo sendo o conhecimento muito importante, a caridade deve sempre triunfar.

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA. São Paulo: Loyola/Vozes, 1993. 




Post anterior
Próximo post

0 comments: