𝐹𝑖𝑙𝑜𝑠𝑜𝑓𝑖𝑎, 𝑇𝑒𝑜𝑙𝑜𝑔𝑖𝑎 𝑒 𝐶𝑢𝑙𝑡𝑢𝑟𝑎 𝑒𝑚 𝐺𝑒𝑟𝑎𝑙!

domingo, 15 de janeiro de 2017

FÉ, ESPERANÇA E CARIDADE

Virtudes Teologais são as virtudes que têm como origem, motivo e objeto imediato o próprio Deus. Infundidas no homem com a Graça Santificante, elas nos tornam capazes de viver em relação com a Trindade e fundamentam e animam o agir moral do Cristão, vivificando as virtudes humanas. Elas são o penhor da presença e da ação do Espírito Santo nas faculdades do ser humano (CIC, § 1812-1813, 1840-1841). As Virtudes Teologais são três. A citarmos: Fé, Esperança e Caridade.

            A Fé é a virtude teologal pela qual nós cremos em Deus e em tudo o que ele nos revelou e que a Igreja nos propõe crer, porque Deus é a própria Verdade. Com a fé o homem se abandona livremente em Deus. Por isso, o fiel procura conhecer e fazer a Vontade de Deus, porque "a fé age pela caridade" (Gl 5, 6) (CIC, § 1814-1816, 1842 e cf. Mt 10, 32-33).
            A Esperança é a virtude teologal pela qual nós desejamos e esperamos de Deus a vida eterna como nossa felicidade, repondo nossa confiança nas Promessas de Cristo e apoiando-nos o auxílio da graça do Espírito Santo para merecê-la e perseverar até o fim da vida terrena (CIC, § 1817-1821, 1843 e cf. Hb 10, 23; Tt 3, 6-7; I Ts 4, 13-18).
            A Caridade é a virtude teologal pela qual nós amamos a Deus acima de tudo e o nosso próximo como a nós mesmos por amor a Deus. Jesus faz dela o novo mandamento, a plenitude da Lei. Ela é o vínculo perfeito e o fundamento das outras virtudes, que anima, inspira e ordena. Sem ela, nada seríamos e nada lucraríamos (CIC, § 1822-1829, 1844 e cf. Cl 3, 14; I Cor 13, 1-3).

 

Abaixo veja 8 formas diferentes de praticar a caridade:


1- Ser guiado por Deus

Esse é o primeiro e importantíssimo passo. Isso porque é necessário deixar Deus nos guiar para que consigamos atingir o ponto alto da caridade, que é o Amor. Aquele que se deixa amar por Deus, transborda essa experiência e caridade ao próximo.

2- Praticar o desapego material


Desapegar de coisas materiais, já é bem claro pra nós como o podemos fazer. Roupas, sapatos, objetos que não usamos mais, sempre há algo que podemos doar!

 

3- Praticar o desapego imaterial


Aqui pode exigir um pouquinho mais de nós. É que para sermos, de fato, caridosos precisamos aprender deixar de lado nossas coisas, nossos problemas, nosso tempo. É doar a si mesmo ao outro.

4- Ajudar nas pequenas coisas


Às vezes, ficamos pensando em coisas mirabolantes para praticarmos a caridade, mas nos esquecemos de que até os mínimos atos de ajuda são caridade. Procure ajudar as pessoas da sua casa, sua família. Lave louça, arrume seu quarto, pendure um quadro... Faça caridade!

5- Ficar atento às necessidades do próximo


Além de ajudar os conhecidos, ajude também os desconhecidos! Quando estiver andando na rua, dentro de um ônibus, fique atento às necessidades do seu próximo. Carregue uma sacola, dê lugar pra um idoso... E o que mais for necessário.

6- Ter tempo para ouvir


Também é um ato de caridade, principalmente neste tempo de rotinas tão corridas, que ninguém mais tem tempo para os outros. Afinal, além de ser uma caridade espiritual para o próximo, também pode ser o meio para descobrirmos suas outras necessidades, como as materiais.

7- Demonstrar amor


Mostre às pessoas que você ama o que você sente por elas. Sua família, amigos, namorado. Quantas vezes nós perdemos a chance de demonstrar amor? Ficamos com mesquinharias desnecessárias, preguiça, e outros sentimentos que nos faz perder a chance de sermos mais felizes.

8- Demonstrar cuidado com o próximo


Mesmo com aqueles que você não tem muita afinidade, ou nem conheça! Lembre-se de que somos todos irmãos, filhos do mesmo Deus, e precisamos nos amar. Por isso, seja carinhoso também com as pessoas na rua. Dê um sorriso, comprimente, preste atenção no seu próximo.

ALGUMAS INSTITUIÇÕES QUE PODE AJUDA-LO A PRATICAR A CARIDADE:

CRECHE COMUNITÁRIA MENINO JESUS


Uma iniciativa da sociedade civil de cunho educacional e de assistência social, sem fins lucrativos, situada em Ribeirão das Neves, uma das regiões mais carentes da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

PÚBLICO ALVO

Crianças e adolescentes, cujos pais ou responsáveis trabalham fora de casa, e menores em situação de risco. Temos capacidade para atender até 120 (cento e vinte) crianças.

HISTÓRIA

Fundada em 02/03/1997, a Creche Comunitária Menino Jesus iniciou suas atividades em 07/08/1997, em um imóvel alugado. A sede própria foi inaugurada em 07/08/2005. Em 22/04/2007, foi inaugurado o Espaço Comunitário Irmã Theresa Lopes de Siqueira, anexo à Creche, como local de convivência e para o desenvolvimento de atividades sociais, artísticas, culturais e recreativas, ao serviço das famílias das crianças da Creche e da comunidade local. OEspaço Recreativo Goyatá é destinado ao lazer e à recreação, foi inaugurado em 30 de março de 2014.

OBJETIVOS
·         Acolher e amparar crianças de 2 (dois) a 6 (seis) anos, em regime de creche;
·         Oferecer a crianças de 7 (sete) a 13 (treze) anos um local de convivência e formação, quando não estão na escola;
·         Prevenir a marginalização e reduzir os riscos a que estão expostos;
·         Oferecer aos pais e responsáveis formação humana;
·         Desenvolver projetos que beneficiem a comunidade local.

GRAACC


O GRAACC conta com uma equipe qualificada e infraestrutura adequada para conduzir estudos clínicos de fase I, II e III em oncologia pediátrica, infectologia e terapia de suporte, assegurando que os padrões de assistência médica e ética, estabelecidos pelas recomendações das Boas Práticas Clínicas, sejam respeitados. 

O grande trunfo do GRAACC para combater o câncer infanto-juvenil é o seu hospital, o Instituto de Oncologia Pediátrica - IOP/GRAACC/UNIFESP. O GRAACC atende crianças e adolescentes de todo o Brasil, garantindo a todos uma assistência de altíssimo nível e realizando milhares de atendimentos por mês.

Conheça a equipe que trabalha todos os dias para cuidar das crianças com o máximo de carinho e atenção, e que tornam o GRAACC uma referência em pediatria, oncopediatria, cirurgia geral, infectologia, radiologia e outras disciplinas.

LAR DE MARIA


A Rede Feminina de Combate ao Câncer existe de fato desde 1954, quando o eminente professor Henrique Melega, cancerologista de São Paulo, veio a Teresina para auxiliar na Campanha de Combate ao Câncer a convite do Governo do Estado do Piauí e do então presidente da Sociedade Piauiense de Combate ao Câncer, Dr. Ulisses Marques. Nesta época foi criado um Comitê Feminino, transformado mais tarde na Rede Feminina de Combate ao Câncer.

Somente em 08 de abril do ano de 1986 a Rede Feminina foi instalada oficialmente, tendo seu estatuto sido registrado em cartório na data de 06 de abril de 1987.
Inicialmente, a entidade atuava com um grupo pequeno, somente distribuindo cestas básicas e visitando as enfermarias do Hospital São Marcos, onde ficam internados os pacientes oncológicos. Hoje, a Rede Feminina Estadual de Combate ao Câncer do Piauí conta com cerca de 80 voluntárias e divide seu trabalho em várias vertentes. Possui diretoria executiva composta pelos cargos de presidente, vice-presidente, 1ª tesoureira, 2ª tesoureira, 1ª secretária e 2ª secretária, conselho fiscal e assembléia geral das voluntárias como órgão deliberativo. Esta diretoria executiva é formada por voluntárias eleitas de acordo com o estatuto da associação.
A Rede Feminina é uma associação filantrópica que tem por finalidade a luta social no combate ao câncer, prestando serviços gratuitos e permanentes com a colaboração de voluntárias que trabalham para o bem-estar do doente carente oncológico em tratamento no Piauí.

Seus objetivos gerais são:

1.            Divulgação de conhecimentos sobre o câncer, especialmente visando à prevenção da moléstia;
2.            Assistência ao doente em tratamento e arrecadação de fundos em favor do doente oncológico carente.


 REFERÊNCIAS

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA. São Paulo: Loyola/Vozes, 1993.

Cheche Comunitária Menino Jesus. Disponivel em:. Acesso em: 28 de Dezembro de 2016.

GRAAC. Disponível em: . Acesso em: 28 de Dezembro de 2016.

LAR DE MARIA. Disponível em:. Acesso em: 28 de Dezembro de 2016.


8 MANEIRAS DE COLOCAR EM PRÁTICA A CARIDADE. Disponível em:< http://www.a12.com/jovens-de-maria/noticias/detalhes/7-maneiras-de-colocar-em-pratica-a-caridade>. Acesso em: 28 de Dezembro de 2016.


Post anterior
Próximo post

0 comments: