Sétima
parte
A Igreja
foi fundada pelo Deus-Homem, Jesus Cristo
Cristo
fundou a Igreja; Ele estabeleceu os fundamentos substanciais da mesma, no
tocante a sua doutrina, culto e constituição.
Atestam as Sagradas Escrituras o que Jesus declarou a S. Pedro: "Bem aventurado és tu, Simão filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que te revelaram (que Eu sou o Cristo), mas meu Pai que está nos Céus. Também Eu te declaro que és Pedro (no aramaico:Kepha = Pedra), e sobre esta Pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno nunca prevalecerão contra ela. Eu de darei as Chaves do Reino dos Céus, o que ligares na Terra será ligado nos Céus, e o que desligares na Terra será desligado nos Céus." (Mt 16,17-19)
Atestam as Sagradas Escrituras o que Jesus declarou a S. Pedro: "Bem aventurado és tu, Simão filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que te revelaram (que Eu sou o Cristo), mas meu Pai que está nos Céus. Também Eu te declaro que és Pedro (no aramaico:Kepha = Pedra), e sobre esta Pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno nunca prevalecerão contra ela. Eu de darei as Chaves do Reino dos Céus, o que ligares na Terra será ligado nos Céus, e o que desligares na Terra será desligado nos Céus." (Mt 16,17-19)
Cristo constituiu
o Apóstolo São Pedro como primeiro entre os Apóstolos e como cabeça visível de
toda a Igreja, conferindo-lhe imediata e pessoalmente o primado da jurisdição
O Romano
Pontífice é o sucessor do bem-aventurado S. Pedro e tem o primado terreno sobre
todo o rebanho do Senhor, que é a Igreja. Este fato é atestado claramente,
repetidas vezes, pelas Sagradas Escrituras:
"Tendo eles comido, Jesus perguntou a Simão Pedro: 'Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes?' Respondeu ele: 'Sim, Senhor, tu sabes que te amo'. Disse-lhe Jesus: 'Apascenta os meus cordeiros'. Perguntou-lhe outra vez: 'Simão, filho de Jonas, amas-me?' Respondeu-lhe: 'Sim, Senhor, tu sabes que te amo'. Disse-lhe Jesus: 'Apascenta os meus cordeiros'. Perguntou-lhe pela terceira vez: 'Simão, filho de João, amas-me?' Pedro entristeceu-se porque lhe perguntou pela terceira vez: 'Amas-me?', e respondeu-lhe: 'Senhor, sabes tudo, tu sabes que te amo'. Disse-lhe Jesus: 'Apascenta as minhas ovelhas'.” (João 21,15-17)
“Irmãos, sabeis que há muito tempo Deus me escolheu dentre vós (Apóstolos), para que da minha boca os pagãos ouvissem a Palavra do Evangelho. ”, declara solenemente o próprio S. Pedro (At 15,7).
Diz o Senhor especialmente e somente a S. Pedro: “Eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça. E tu, confirma os teus irmãos.” (Lc 22, 31-32)
"Tendo eles comido, Jesus perguntou a Simão Pedro: 'Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes?' Respondeu ele: 'Sim, Senhor, tu sabes que te amo'. Disse-lhe Jesus: 'Apascenta os meus cordeiros'. Perguntou-lhe outra vez: 'Simão, filho de Jonas, amas-me?' Respondeu-lhe: 'Sim, Senhor, tu sabes que te amo'. Disse-lhe Jesus: 'Apascenta os meus cordeiros'. Perguntou-lhe pela terceira vez: 'Simão, filho de João, amas-me?' Pedro entristeceu-se porque lhe perguntou pela terceira vez: 'Amas-me?', e respondeu-lhe: 'Senhor, sabes tudo, tu sabes que te amo'. Disse-lhe Jesus: 'Apascenta as minhas ovelhas'.” (João 21,15-17)
“Irmãos, sabeis que há muito tempo Deus me escolheu dentre vós (Apóstolos), para que da minha boca os pagãos ouvissem a Palavra do Evangelho. ”, declara solenemente o próprio S. Pedro (At 15,7).
Diz o Senhor especialmente e somente a S. Pedro: “Eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça. E tu, confirma os teus irmãos.” (Lc 22, 31-32)
O Papa
possui o pleno e supremo poder de jurisdição sobre toda Igreja, não somente nas
questões de fé e costumes, mas também na disciplina e governo da Igreja
Conforme
esta declaração, o poder do Papa é de jurisdição; universal; supremo; pleno;
ordinário; episcopal; imediato.
O Papa é
infalível quando se pronuncia ex catedra
Para
compreender este dogma, convém ter na lembrança: sujeito da infalibilidade
papal é todo Papa legítimo, em sua qualidade de sucessor de Pedro. O objeto da
infalibilidade são as verdades de fé e os costumes, revelados ou em íntima
conexão com a Revelação Divina. A condição da infalibilidade é que o Papa
fale ex catedra, isto é:
a) Que fale
como pastor e mestre de todos os fiéis fazendo uso de sua suprema autoridade.
b) Que
tenha a intenção de definir alguma doutrina de fé ou costume para que seja
acreditada por todos os fiéis. As encíclicas pontificais não são
definições ex catedra.
A razão da
infalibilidade é a assistência sobrenatural do Espírito Santo, que preserva o
supremo mestre da Igreja de todo erro, conforme a Promessa de Cristo ('Eis que
estou convosco até o fim do mundo' – Mt 28,20). A conseqüência
da infalibilidade é que as definições ex catedrados Papas sejam por
si mesmas irreformáveis, sem a possibilidade de intervenção posterior de
qualquer autoridade, mesmo que seja outro Papa.
A Igreja
é infalível quando faz definição em matéria de fé e costumes
Estão
sujeitos à infalibilidade:
• O Papa,
quando fala ex catedra;
• O
episcopado pleno, com o Papa, que é a cabeça do episcopado, é infalível quando,
reunido em concílio ecumênico ou disperso pelo rebanho da Terra, ensina e
promove uma verdade de fé ou de costumes para que todos os fiéis a sustentem.
DOGMAS DA IGREJA CATÓLICA > . Disponível
em: < www.ofielcatolico.com.br > . Acesso em: 08 de Janeiro de 2017.
BOURGEOIS, Henry. História dos
Dogmas 3 - Os sinais da salvação, Vol.s 1,2,3. São Paulo: Loyola, 2005.
THEOBALD, Christoph; SESBOUE, Bernard. História dos dogmas tomo 4, a Palavra da Salvação. São Paulo: Loyola, 2006, pp. 60 ss.
VIDIGAL, Pe. José Raimundo.
Catecismo do Católico de Hoje. Aparecida: Santuário.
Catecismo da Igreja Católica
(CIC),§88 a §93 e §889 a §891.
MIRAVALLE, Mark. Introduction to
Mary, Goleta: Queenship Publishing, 1993, pp. 56-64.
BROWN, Raymond Edward. Mary
in the New Testament, Philadelphia: Fortress Press, 1978, p. 273.
Verbete "Definição dogmática", da Enciclopédia Católica Popular, em http://ecclesia.pt/catolicopedia/
Acesso 27/8/013.
0 comments: